Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, Senar e Famato ofertam cursos de capacitação em Alto Araguaia

Foto ilustrativa sindicato Rural Barra do Bugres

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Para capacitar os pequenos e médios produtores rurais, assim como as famílias atendidas pelas políticas públicas do município de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) a Prefeitura Municipal juntamente com parceiros disponibilizou novos cursos para o mês de fevereiro. De forma gratuita e com vagas limitadas, as capacitações ofertadas são de defumados e embutidos, gestão da propriedade rural e reflorestamento para recuperação de área degradada.

Os cursos são desenvolvidos por meio do Sindicato Rural via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA).

O primeiro curso a ser realizado é “Negócio Certo Rural”, marcado para a próxima semana (11) no assentamento Novo Horizonte e com encerramento no dia 21 de março. O objetivo desse aperfeiçoamento é contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural com foco principal no empreendedorismo e o fortalecimento do agronegócio. A carga horária é de 46 horas.

Já do dia 18 ao dia 22, a oferta será para “Defumados e Embutidos” na chácara Duas Irmãs. O intuito é de capacitar o participante a produzir embutidos e defumados de suínos com qualidade como produção de bacon, lombo e costela defumadas, toucinho e papada defumada, pele à pururuca, torresmo, linguiça apimentada, calabresa e mista, salame do tipo italiano e milano, além de kafta e hambúrguer. Ainda terá explicações a respeito dos princípios da higienização, saúde e conservação ambiental, visando a comercialização.

O último curso do mês de fevereiro será do dia 25 até o dia primeiro de março no Sindicato Rural de Alto Araguaia. O assunto é voltado para “Reflorestamento para recuperação de área degradada”. A capacitação irá tratar da recomposição das matas ciliares, os impactos causados ao meio ambiente, avaliação da qualidade de mudas, preparação para plantio e replantio de mudas.

Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do município para se inscreverem. É necessário ter mais de 18 anos para as capacitações e noções básicas de matemática.